Na segunda sessão ordinária da Câmara Municipal de Gurupi, dia 18/10/2023, o Projeto Amar foi honrado com uma moção de aplausos, em reconhecimento aos seus notáveis serviços sociais prestados às pessoas de baixa renda e em estado de extrema vulnerabilidade do município. Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a presença de Benjamin, uma criança que, antes de conhecer o projeto, lutava para abrir os olhos sob a luz do dia, pois este simples ação lhe causava muito incomodo e dor, a criança sofria muito e sua família sofria junto sem saber a causa, mas após o projeto conseguiram um laudo e identificaram a patologia.
Benjamin, foi identificado como portador do Espectro Autista, e está passando por investigações sobre uma síndrome nas córneas sob os cuidados da Dra. Lara Ferreira, oftalmologista em Palmas na Clínica Yano, e do Dr. Jeova Soares oftalmológico em Gurupi. Ele também recebe tratamento psiquiátrico do Dr. Esmar Arantes e é acompanhado pelo Dr. Márcio Tadeu Filho, Neurologista, com todas as despesas médicas (consultas e exames) e de deslocamento custeadas pelo Projeto Amar. Além de toda a assistência médica, hoje Bejamin esta recendo beneficio LOAS, graças ao desempenho do judiciário voluntário do projeto.
Este reconhecimento emocionante foi possível graças à iniciativa do vereador Ronaldo Lira, que propôs o requerimento da matéria de número 22/2023, aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes. O Projeto Amar teve início em 18 de janeiro de 2021, quando a atual diretora, Magda Araújo, ao lado de seu filho, João Miguel, testemunhou uma mãe lutando para sustentar sua família, coletando materiais recicláveis na Praça da Igreja Santo Antônio, resolveu divulgar em sua rede social a situação daquela família.
O vídeo que Magda compartilhou nas redes sociais desencadeou uma onda de compaixão e solidariedade. O Projeto Amar rapidamente evoluiu de uma única ajuda para aquela família para uma missão contínua de alívio à pobreza em Gurupi. Atualmente, os voluntários do projeto se dedicam incansavelmente, doando cestas básicas, fraldas, leite, remédios, consultas, exames, roupas, calçados e brinquedos para as famílias necessitadas. Além disso, eles proporcionam auxílio para o pagamento de contas de água, energia e gás, e até mesmo apoiam financeiramente os tratamentos médicos de pessoas em situação de extrema pobreza.
O Projeto Amar não apenas ilumina as vidas das famílias vulneráveis de Gurupi, mas também serve como um exemplo brilhante da capacidade da comunidade de se unir em prol de uma causa maior. O gesto louvável do vereador Ronaldo Lira e o trabalho incansável dos voluntários do Projeto Amar mostram que, quando a compaixão encontra a ação, grandes transformações podem ocorrer, oferecendo esperança e dignidade às vidas.