Alvorada adere ao “Drive-thru da Coleta Seletiva Solidária” e quase sete toneladas de resíduos são arrecadadas
Desembargadora Ângela Prudente participa do Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária em Alvorada
Desembargadora Ângela Prudente participa do Drive-Thru da Coleta Seletiva Solidária em Alvorada
A sexta-feira (2/6) começou diferente na cidade de Alvorada, no Sul do Estado. Logo cedo, os moradores se mobilizaram em prol de uma causa maior: a sustentabilidade. Quase sete toneladas de materiais recicláveis foram arrecadadas durante o “Drive-thru da Coleta Seletiva Solidária”, montado na porta do Fórum do município. A iniciativa contou com a presença da vice-presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) e e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS), desembargadora Ângela Prudente.
A ação está dentro da programação do “Alvorada Sustentável”, projeto que integra o Programa de Coleta Seletiva Solidária, implantado na Comarca em 2021, e tem como objetivo cumprir os termos da Resolução CNJ 400/2021 e do Plano de Logística Sustentável do TJTO. Todas as atividades fazem parte do Junho Ambiental no Poder Judiciário do Tocantins, executado pela Coordenadoria de Gestão Socioambiental e Responsabilidade Social (Cogersa) em parceria com demais setores.
Durante abertura do evento, a vice-presidente do TJTO e presidente da Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável ressaltou que o Poder Judiciário, além da sua jurisdição, precisa trabalhar com a política de sustentabilidade que está baseada na Resolução 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela lembrou ainda, que a sustentabilidade não está relacionada somente ao meio ambiente, mas está presente no nosso dia a dia.
“O Tribunal tem que ter a sua parcela de contribuição, tem que fazer o dever de casa, tem que dar exemplo”, disse, acrescentando que cabe ao Poder Judiciário julgar crimes ambientais ou até mesmo decidir sobre questões de saúde pública como, por exemplo, uma epidemia de dengue.
“Nós temos vários projetos, esse é um dos projetos do judiciário que é a Coleta Seletiva Solidária. Nós começamos dando exemplo na nossa casa, com a destinação correta dos nossos resíduos e ampliamos para toda a comunidade. A sustentabilidade envolve um trabalho coletivo, estamos fazendo, como instituição, a nossa parte, mas nós precisamos também da comunidade.”
O diretor do Foro de Alvorada, juiz Fabiano Gonçalves Marques, ressaltou a importância do projeto na conscientização ambiental da comunidade local, principalmente das crianças. Ele observou ainda o empenho dos moradores para o sucesso do “Alvorada Sustentável”.
O secretário do Foro, Fábio Adriano de Oliveira, disse que foi feito um trabalho junto com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Alvorada, que, segundo ele, são os principais agentes do trabalho sustentável na cidade. “Cabe à Comarca e aos servidores fazer algo também. Temos o projeto, temos a associação, temos que fazer nossa parte. Fazer a nossa parte é o mais gratificante.”
Premiação
Para mobilizar crianças e adolescentes na campanha, foi realizado um concurso para quem doasse mais produtos recicláveis. Os vencedores foram: Antony Oliveira, do 7º ano do Colégio Militar Adílio Baltazar, em primeiro lugar, com 322,6 kg de resíduos doados; Ana Cecília Pereira de Jesus Dias, do 5º ano da Escola Municipal Geraldo Oliveira Costa e Jonas de Sousa Ramos, do 6º ano da Escola Municipal Professora Filomena Rocha Soares. O Colégio Militar também recebeu uma bicicleta pelo desempenho na coleta, cerca de 2.040 kg.
Alvorada Sustentável
As atividades começaram nesta quinta-feira (1/6) com palestra nas escolas municipais Filomena Rocha Soares, Geraldo Oliveira Costa e no Colégio Militar Adjúlio Baltazar, além de reflorestamento na nascente Lago da Ema e do Parque Bosque e limpeza da Orla Lago da Ema. A ação alcançou mais de 400 alunos, nas unidades escolares, e mais de 50 nas ações externas. As palestras e o reflorestamento de matas nativas foram realizados em parceria com a Coordenadoria de Gestão e Responsabilidade Social (Cogersa). Já a limpeza da orla da Lagoa da Ema contou com o apoio da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar da cidade.
Números de arrecadação
Colégio Militar – 2.040 kg
Escolas Municipais – 3.430 kg
Fórum – 630 kg
Distrito de Alvorada (Talismã) – 720 kg